sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Meu Relato na Comunidade "Não pude amamentar e daí?"




Esse foi um relato que escrevi há mais de 1 ano e meio atrás para a Comunidade "Não Pude Amamentar e Daí?".


Estou copiando exatamente como escrevi na época, espero que gostem!!!!




Agradecimento...
Olá meninas,


Quero deixar registrado aqui um agradecimento muito sincero!Vou contar um pouco da minha história pra vcs: Depois de muito tentar e sofrer um aborto descobri que estava grávida, estava muito feliz! Tive uma gravidez muito tranqüila então por esse motivo resolvi fazer um parto normal, como aqui em Ctba tem um programa chamado Mãe Curitibana, que é super legal e muito bom, resolvi que iria fazer meu pré-natal e meu parto dentro desse programa! O hospital muito bom e td ocorria muito bem. Bom, chegou a hr, fui para o hospital e lá soube que teria que ter o Luis Henrique naquele dia, pois já estava sentindo um pouco de contração e ele era super comprido, não cabia mais em mim e queria nascer!! Então fiquei internada, mais não tinha dilatação e o médico ma falou que teria que fazer um parto induzido, td bem até então, pensei que logo sairia daquelas dores de parto, mais se passou uma noite e nada de nascer, o médico me medicou pois não tava mais agüentando as dores, me fez toque e estourou minha bolsa e daí que começou a dor pra valer, eu chorava, gritava, mais nada de nascer, qdo começou a tarde as enfermeiras começaram a fazer massagem em mim com ducha quente para amenizar a dor, fiz muitos exercícios com a bola mais nada de nascer e não passava a dor, eu queria morrer naquela hr, a única coisa que me fazia ficar ali era meu filho!! Passou o dia e nada, qdo foi 18:00 hrs o médico veio conversar comigo que iria marcar uma cesária para às 20:00 hrs, pois não agüentava mais a minha pressão e da minha família. Foi então que às 19:25 hrs do dia 02/10/2005, resolveu nascer Luis Henrique, foi rápido, quase nasceu na cama do Pré-parto! Lindo, olhos azuis grandes (não me esqueço disso), ai meninas, foi a maior emoção da minha vida!!
E aí começou, por mais de eu ter passado por um parto anormal, como diz minha madrastra, foi aí que começou minha angústia, assim que LH foi examinado pelo pediatra veio para eu amamentar, a enfermeira logo falou: - Mãe, seu médico nunca falou que vc tinha não tinha bico para amamentar?? Vc tinha que ter feito um bicão aí pro seu bebê, vcs vão sofrer com isso!!! Vou pedir para uma enfermeira te ajudar!! Meninas, juro que enquanto amamentava LH minha vontade era de ir dar chute na cara do médico, que nunca olhou os meus seios e eu por pura ingenuidade nunca tinha pensado que eu não tinha bicos para amamentar! Bom pensei , vou sofrer mais vou conseguir, a enfermeira veio me ajudar e acho que estava indo bem, comecei a usar rodinhas de esparadrapo nos seios e sutiã super apertado. Bom, fui para minha casa e no segundo dia que estava lá meus bicos começaram a rachar, sangrava muito e com dor no meu coração LH mamava com sangue na boca, me sentia horrível. Mais foi então que no 3º dia meu bicos viraram casca e caíram , entraram para dentro e td, mesmo com dificuldades continuei amamentado! Foi então que a noite começou a me dar febre, 40º, pulava na cama, daí meu marido correu comigo para o hospital e descobri que estava com mastite, queria que eu ficasse internada, mais eu não queria pois tinha voltado do hospital e não queria mais ficar lá, meu marido conversou com o médico e ele deixou eu ir para casa mais seguindo suas recomendações. Tomei injeção, antibióticos e o escambau , ficou td bem, voltei a amamentar e descobri que em um dos meus seios não saía mais leite, então LH mamava só em um e demorava hrs, parecia que não satisfazia, colocava ele sugar no outro para ver se voltava o leite, mais não adiantava, ficava bravo. Foi então que sem bico, em um seio só, meu leite começou a acabar, eu ficava fazendo massagem e esgotando entre uma mamada e outro e só conseguia tirar 20ml, ele mamava e queria mais!


Continuei amamentado assim mais chegou um dia que ele ia pro peito e chorava e eu junto, e não saia mais leite, minha vó que é polonesa, foi na minha casa fazer uma massagem com banha de carneiro, imagine, pra ver se voltava mais nada!!! Eu só chorava, chorava, chorava... Foi aí que minha vózinha mesmo falou pra minha mãe, vai comprar leite especial (ele quis dizer NAN) para esse menino se não vai morrer de fome! Minha mãe ligou na farmácia e pediu, meu marido foi comprar uma chuquinha e qdo td chegou LH mamou, não queria largar a chuca!! Até lindo de ver!! Enfim, ele mama até hj. Com 1 ano e 4 meses e é super feliz, sadio,. Não é apologia à fórmula, mais meu sobrinho da mesma idade que mama no peito, ficou muito mais doente que LH, fora os problemas com sono e super atividade de LH, ele é uma criança normal, é amado, respeitado e muito, muito feliz!!!!Queria contar um pouco, ou muito da minha história, queria compartilhar com vcs, que nos tornamos tão amigas, nem que sejam virtuais, o que aconteceu comigo!!! Aprendi que é fácil jogar pedra nos outros antes de passarmos por certas coisas!Obrigada Pat, e todas as meninas que não puderam amamentar e as que puderam tbm pelo apoio, pelo ombro amigo e pelo cuidado que tiveram comigo sempre que precisei!!!!Vcs são D+ e gostaria de falar à todas que eu estou sempre aqui tbm disposta a ajudar todas que precisarem mesmo que virtualmente!!!Valeu meninas!!!Adoro vcs amigas!!!!

Um comentário:

GRAVIDEZ nas entrelinhas... disse...

Obrigada pelo depoimento.
Estou passando por uma situação parecida com meu bebê de 15 dias e estou quase desidratando de tanto chorar, me sentindo a pior mãe do mundo por não conseguir amamentar.
A mídia incentiva o aleitamento materno, chega a afirmar que todas as mulheres podem amamentar e fica parecendo que quem não o faz é porque simplesmente não quer.
Foi bom saber que outras mulheres passaram ou passam pelo que eu estou passando, porque quem vive este dilema sabe que o amor de uma mãe não se mede em litros de leite.
Rosilene Souza